sábado, 27 junho , 2026

Leticia Sabatella, alinhamentos ideológicos, presunções, ódios

“Voltando ao Trump…” – “Ele cria muita divisão na sociedade. Acho que ele está promovendo a ideia do ‘nós contra eles’, que era o discurso de Adolf Hitler. Não acho que Trump é um Hitler, mas a mesma ideia existe nos dois discursos.

É isso que assusta. Quando você começa a se referir a outra cultura como ‘eles’, é como se valessem menos. Passam a ser tratados não como pessoas, mas como uma ideologia ruim, o mal” (Entrevista de Evan Jean Lawrence a Isto é 12jun17).

Esse discurso autoritário do mundo acentuadamente ideologizado durante o século 20 alcança o Brasil no século 21, para pouco bem e para muito mal. Se nos posicionamos politicamente, lamentavelmente o fazemos com discursos de ódio.

“Nós precisamos de vocês. Está em jogo tudo o que fizemos. Não somos iguais a eles” (Dilma Rousseff, eleita presidenta, em nov10). A “concepção” demarcatória que Lula recorrentemente usou é de João Santana, marqueteiro do PT.

Este marco divisório radicaliza o “Nunca antes nesse país”, ou “Os outros são farinha do mesmo saco”. São falas excludentes. O suporte intelectual dessas raias é oferecido por Marilena Chauí: “Eu odeio a classe média.” (https://goo.gl/zEUJ1d).
 
“A classe média é uma abominação política, porque ela é fascista; é uma abominação ética, porque ela é violenta; é uma abominação cognitiva, porque ela é ignorante.” A fala destila rancor ao outro, embora refira uma ideologia de “lugar social”.

O charme artístico vem de Leticia Sabatella, injuriada por direitistas: “O que eu senti daquelas pessoas foi pena. Porque eu vi, assim, nossa… que abismo. Que falta de empatia, de conexão com o que é verdade, inclusive” (FSP, 03dez17).

A atriz arremata: “Eles estão acreditando numa lavagem cerebral”. Eu diria: “Eles” só acreditam noutra coisa; “eles” são coxinhas; “eles” não são mortadelas. “Eles” pensam diversamente e têm esse direito. Letícia, desconfia das “verdades”.

As marcas presunçosas da posse da razão geram ódio. Geramos um especialista nos piores ódios: Jair Bolsonaro propõe abertamente violência institucional, tortura, morte. Propõe o retorno da Ditadura. Quer matar FHC (https://goo.gl/dR9zuo).
 
Letícia, esquerda tem outra tarefa: a persuasão. A direita classe média brasileira vive a nostalgia de um lugar perdido, lugar que nunca existiu. A esquerda, contudo, responde com um “discurso de autoridade” suposto por si mesma superior.

Pomo-nos entre autoritarismos: o retorno à Ditadura e sua brutalidade que não admite contestação (fala do general Geisel), ou a “certeza” de fins com quaisquer meios que a esquerda oferece, sem discussão, como salvadora do futuro.

Nas democracias estabelecidas, as partes do processo sabem que vivem um presente imperfeito, que nunca tiveram o passado ao qual querem retorno (a direita), que não construirão o futuro que pressupõem e que prometem (a esquerda).

E haverá conflitos, necessários ao engendramento da vida democrática. Ou então será tirania. Na democracia, todos terão argumentos, ninguém terá razão. A democracia equilibra-se sobre um consenso possível e sempre provisório.

A convivência pacífica de uma nação é suportada unicamente em consensualidades obtidas por meios persuasivos. A vida democrática é mais do que a vitória eleitoral. A maioria numérica é insuficiente para legitimar gestos de governo.

Então, para quem almeja as generosidades da vida em comum, não tem cabimento o “nós e eles”, não são pertinentes as declarações rancorosas. Não cabe dizer que o pensamento do outro adveio de “lavagem cerebral”.

Cara Leticia, a gritaria toda com que pessoas pouco lhanas te insultaram é mesmo uma coxinhice. Mas, atenção, o Brasil não quer mortadelice. Não podemos nos reduzir a coxinhas versus mortadelas. Somos mais e melhores do que isso.

Vê, Leticia, os brasileiros confiaram na esquerda, mas a esquerda se consorciou com a pior direita; vê que a esquerda e a direita se mancomunaram para roubar. Governo de ladrões: acumpliciaram-se, roubaram, depois brigaram.
 
Estamos numa quadra interessante: fazendo política, declaramos nojo aos políticos; desejando honestidade, desculpamos os “nossos” bandidos; pedindo democracia, tratamos o adversário como inimigo e queremos silenciá-lo. Não dá.

Temos que nos persuadir, formar consensos de convivência. Deve existir direita não violenta, esquerda sem desdém. O povo deseja um Brasil melhor. À gente toda, Leticia, tem-se que ouvir, sem exclusão. Ah!, logo haverá eleições.

Continue lendo

Entrevista – Jorge Goetten, deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas 

“O deputado dos pequenos e a missão de modernizar o Simples Nacional”   Por mais de dois anos à frente da pauta que mais mobiliza empreendedores...

Lula visita estaleiros de Itajaí e Navegantes para acompanhar obras do Programa Mar Aberto

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cumpre agenda em Santa Catarina nesta sexta-feira (26), com visita aos estaleiros Detroit Brasil,...

Mirante 12: o empreendimento que resgatou a história da Serra do Doze e virou referência no turismo de Lauro Müller 

 Em sete anos, o espaço cresceu de um quiosque de madeira para um complexo com tirolesa, balanço radical, asa delta e eventos que reúnem...

Copa 2026: rodada desta sexta define classificados e líderes dos grupos G, H e I

A Copa do Mundo 2026 encerra nesta sexta-feira (26) a fase de grupos das chaves G, H e I. Seis partidas movimentam o dia,...

Motociclista fica ferido após colidir com trem em passagem de nível em Tubarão

IMAGEM IA, Divulgação Notisul TEMPO DE LEITURA: 3 minutos Um motociclista ficou ferido após colidir com uma composição da Ferrovia Tereza Cristina (FTC) na manhã desta...

PM registra seis ocorrências relevantes em 24 horas no Sul de Santa Catarina

FOTO PMSC Divulgação Notisul TEMPO DE LEITURA: 5 minutos A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) atendeu 97 ocorrências entre as 7h de quinta-feira (25) e...

Frio perde força durante a tarde, mas amanhecer segue gelado no Sul de Santa Catarina

FOTO Notisul TEMPO DE LEITURA: 3 minutos A sexta-feira (26) será marcada por tempo firme e predomínio de sol em todo o Sul de Santa Catarina....

Horóscopo de hoje: confira a previsão para os 12 signos nesta sexta-feira (26)

IMAGEM Notisul TEMPO DE LEITURA: 5 minutos O Sol segue em Câncer e a Lua transita por Escorpião, formando uma combinação que favorece a sensibilidade, a...